Cancro da bexiga
O cancro da bexiga é o tipo mais frequente de carcinoma urotelial1. É mais prevalente nos homens do que nas mulheres2, sendo a idade média de diagnóstico de cerca de 70 anos3.
Descubra mais sobre o Carcinoma Urotelial
- É o sexto tumor mais comum nos países desenvolvidos4.
- É também conhecido como carcinoma de células de transição e é o tipo mais comum de cancro da bexiga, representando aproximadamente 90%1,5.
- É formado por células uroteliais que revestem a uretra, a bexiga, os ureteres, a pélvis renal e alguns outros órgãos6.
- Os carcinomas uroteliais do trato superior são raros e representam apenas 5-10%4.
- Os tumores da bexiga do trato inferior representam 90-95% dos carcinomas do urotélio4.
Tipos de cancro por localização no trato urinário
- Cancro das células de transição da pelve renal e do ureter: doença em que se formam células malignas (cancerosas) nestas zonas (que são revestidas por células de transição)7.
- O cancro da bexiga ocorre quando as células saudáveis que revestem a bexiga se alteram e crescem fora de controlo, formando uma massa denominada tumor1,5.
- Cancro da uretra: trata-se de um cancro raro. É mais frequente nos homens do que nas mulheres8.
Sinais e Sintomas
O principal sintoma de suspeita de cancro da bexiga é o aparecimento de sangue na urina3,9. Pode ser detetado a olho nu ou através de uma análise à urina3,9. É indolor, mas deve ser SEMPRE consultado um médico3,9.
Notou algum destes sintomas?
- Os tumores da bexiga podem também causar outros desconfortos urinários, como por exemplo
- Fluxo urinário reduzido ou intermitente9
- Esforço e sensação de esvaziamento incompleto9
- Dor ou picada ao urinar3,9
- Desejo urgente de ir à casa de banho para urinar sem sucesso3
Estes sinais e sintomas ocorrem apenas devido ao cancro da bexiga?
- Os sinais e sintomas acima referidos também são causados por infeções do trato urinário (cistite), pedras na bexiga, bexiga hiperativa ou próstata aumentada5.
- É muito importante que o seu médico o avalie se tiver tido algum destes sintomas, para que possa determinar e tratar a causa do problema5.
Prevenção e deteção precoce
Não existe uma forma de prevenir o cancro da bexiga, uma vez que alguns fatores de risco, como a idade, o sexo e a história familiar, não podem ser controlados10.
Mas existem algumas medidas que podem ajudá-lo a reduzir o seu risco10:
Cerca de 50% dos casos de cancro da bexiga são causados pelo tabaco. Deixar de fumar é fundamental, pois o tabagismo é o fator de risco mais importante para o desenvolvimento desta doença.
Existem provas que sugerem que beber muitos líquidos, principalmente água, pode reduzir o risco de cancro da bexiga.
com toda esta informação o que é que tem de fazer?
Se tiver algum dos sintomas acima referidos, consulte o seu médico assistente11.
- Referências:
- 1. ASCO. Sociedade Americana de Oncologia Clínica. Cancro da bexiga: Introdução. Disponível em: https://www.cancer.net/es/tipos-de-cancer/cancer-de-vejiga/introducci%C3%B3n. Acedido em abril de 2023.
- 2. SEOM. Sociedade Espanhola de Oncologia Médica. Las cifras del cáncer en España 2023. Disponível em: https://seom.org/images/Las_cifras_del_Cancer_en_Espana_2023.pdf. Acedido em abril de 2023.
- 3. SEOM. Sociedade Espanhola de Oncologia Médica. Cancro da bexiga. Disponível em: https://seom.org/info-sobre-el-cancer/vejiga?start=3. Acedido em abril de 2023.
- 4. Rouprêt M, et al. Directrizes da Associação Europeia de Urologia sobre o Carcinoma Urotelial do Trato Urinário Superior: Atualização de 2023. Disponível em: https://d56bochluxqnz.cloudfront.net/documents/full-guideline/EAU-Guidelines-on-Upper-Urinary-Tract-Urothelial-Carcinoma-2023.pdf. Acedido em abril de 2023.
- 5. American Cancer Society - O que é o cancro da bexiga? Disponível em: https://www.cancer.org/es/cancer/cancer-de-vejiga/acerca/que-es-cancer-de-vejiga.html. Acedido em abril de 2023.
- 6. NIH. Instituto Nacional do Cancro. Urothelial cancer. Disponível em: https://www.cancer.gov/espanol/publicaciones/diccionarios/diccionario-cancer/def/cancer-urotelial. Acedido em abril de 2023.
- 7. NIH. Instituto Nacional do Cancro. Transitional Pelvic Renal and Ureteral Cell Cancer Treatment (PDQ®)-Patient Version. Disponível em: https://www.cancer.gov/espanol/tipos/rinon/paciente/tratamiento-celulas-de-transicion-pdq. Acedido em abril de 2023.
- 8. NIH. Instituto Nacional do Cancro. Urethral cancer-Patient version (Cancro da uretra - versão para doentes). Disponível em: https://www.cancer.gov/espanol/tipos/uretra. Acedido em abril de 2023.
- 9. DeGeorge KC, Holt HR, Hodges SC. Bladder Cancer: Diagnosis and Treatment (Cancro da bexiga: diagnóstico e tratamento). Am Fam Physician. 2017 Oct 15;96(8):507-514.
- 10. American Cancer Society. O cancro da bexiga pode ser prevenido? Disponível em: https://www.cancer.org/es/cancer/cancer-de-vejiga/causas-riesgos-prevencion/prevencion.html. Acedido em abril de 2023. 11. ASCO. Sociedade Americana de Oncologia Clínica. Conhecimentos para vencer o cancro. Cancro da bexiga: Sintomas e sinais. Disponível em: https://www.cancer.net/es/tipos-de-c%C3%A1ncer/c%C3%A1ncer-de-vejiga/s%C3%ADntomas-y-signos. Acedido em abril de 2023.